(11) 4472-4233

Reconhecimento Facial para Controle de Acesso

O Sistema de Reconhecimento Facial se baseia na identificação do padrão característico facial de cada indivíduo.

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Email
Reconhecimento Facial

Você já deve ter reparado que a tecnologia para o controle de acesso que permite a liberação de portas, catracas e cancelas é bastante comum hoje em dia.

É possível notar que a digitação de senhas, leitores de digitais e a aproximação de crachás como também de tags e cartões vem sendo substituídas por dispositivos de Reconhecimento Facial em ambientes privados e públicos como condomínios residenciais e comerciais, empresas, clubes, estação de transporte coletivo, shoppings e aeroportos.

E o que são esses dispositivos de Reconhecimento Facial?

Imaginamos uma câmera instalada em um determinado local que de forma automática registra imagens de faces quando uma pessoa olha para ela. Essa câmera está dotada de uma inteligência e banco de dados que ao coletar a imagem realiza também uma comparação com outras imagens armazenadas buscando uma semelhante. O reconhecimento facial é de fato uma constatação de uma imagem por outra em semelhança.   

Logo, posso destacar o passo a passo operacional do funcionamento do reconhecimento facial:

  • leitura de imagem;
  • comparação analítica de semelhança em banco de dados;
  • reconhecimento ou não de imagem semelhante.

Vantagem

Agora que você já sabe como funciona o reconhecimento facial, quero chamar a atenção da vantagem desta tecnologia que é a capacidade de realizar essa operação muito rápida e com enorme escala de armazenamento, o que para um ser humano fica praticamente impossível poder comparar de forma criteriosa uma imagem em menos de 0,2 segundos em um banco de dados volumoso com mais de 10.000 imagens.

Critério analítico de um reconhecimento facial de sucesso

É muito importante saber que nem todos os dispositivos de reconhecimento facial são iguais porque existem diversas marcas e modelos de equipamentos.

O grau de fidelidade no critério de reconhecimento facial para um excelente dispositivo precisa ser maior que 99% de precisão, possuir recurso de compensação de luz, software de anti-falsificação, velocidade para resposta da comparação e semelhança, criptografia de dados para privacidade conforme a L.G.P.D. (Lei Geral de Proteção de Dados) e normas adequadas conforme exigências dos órgãos de qualidade.

Conclusão

Em cenários de alta criticidade onde a segurança é rigorosa, o dispositivo de reconhecimento facial é muito bem aplicado e garante desempenho com sucesso principalmente quando existe uma manutenção técnica com perícia para testes e atualizações, o tratamento e armazenamento adequado dos dados conforme a LGPD e softwares de gestão.

Saiba mais sobre nossos serviços e mantenha-se atualizado.
Assine nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Grupo JJ.

Posts Relacionados

Segurança nas Escolas

Garantir a Segurança dos alunos, familiares e funcionários nas Escolas é hoje, assunto de ordem maior.